_dossiê

O Dossiê é um documento que relatará a precariedade da infra-estrutura física da CEMUNI III. Um levantamento preciso sobre as demandas e necessidades do ensino de arquitetura e urbanismo na UFES. Se hoje a demanda de infra-estrutura é diferente do que foi a 30 anos atrás quando o curso foi criado, é um dever da Universidade, e um direito nosso, estudantes da CEMUNI III, sermos atendidos com equipamentos básicos hoje necessários ao ensino. Assim, lançaremos uma pergunta básica em que necessitamos de resposta urgentemente. Se, a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nos assegura ensino gratuito e de qualidade, é então, um dever das Instituições de Ensino Superior oferece-lo, por que a UFES não nos contempla?

Laboratórios de Informática com softwares arquitetônicos instalados? Atelieres com mesas de reunião, pranchetas e computadores? Salas de Aula com equipamento de audio visual? Esqueça tudo que a regulamentação do ensino de Arquitetura e Urbanismo nos diz como necessário para o ensino. Devemos denunciar estes maus tratos à escola pioneira de arquitetura capixaba. Será que o nosso curso, será que o Centro de Artes não está contemplado com o orçamento milionário da UFES? Será que Oitenta Milhões de Reais, que foi o orçamento da UFES em 2006, não é suficiente para equipar no mínimo 3 atelieres de projeto? Ou será que é por pura corrupção ou até mesmo descaso?

O Dossiê é um documento que denunciará a precariedade do ensino de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo, onde, com relatórios fotográficos e com dados orçamentários precisos, buscaremos respostas junto aos orgãos competentes a solução imediata dos nossos problemas. Buscaremos respostas junto aos orgãos fiscalizadores do ensino superior. Buscaremos respostas junto à UFES, o porque de tanto descaso. O Dossiê será nossa arma.

Então, participe, queira saber mais. Procure saber o motivo de tanto descaso. Dê sua opinião. Ajude-nos a produzir este documento.



CALAU/UFES